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- Momento da Verdade – A interação com o cliente
Como visto anteriormente, qualidade em um produto, da forma que é julgada aos olhos do cliente, é um assunto altamente subjetivo. Não importa quão objetiva a empresa considera a qualidade de seu produto, ela estará aberta para ser interpretada. Os clientes procuram avidamente “evidências” ou pistas para auxiliá-los a verificar a qualidade dos produtos que compram e mesmo essa evidência pode tornar-se totalmente subjetiva. Por exemplo, outro executivo de empresa aérea concluiu que, a partir da perspectiva do passageiro, manchas de café (evidência negativa) nas bandejas dos comissários podem sugerir que a manutenção dos motores é precária. Como Tom Peters afirmou: ”A percepção é tudo que existe. O que os clientes percebem é real; eles devem ser ouvidos e atendidos”.
A percepção dos clientes
sobre a qualidade dos produtos é um ponto-chave para a fixação
de relacionamentos de longa duração. O objetivo do pós-marketing
de aumentar a lealdade exige que a empresa conheça totalmente as
oportunidades de seus clientes avaliarem a qualidade de seus produtos
e serviços. Enquanto algumas dessas oportunidades consistirão
de evidências
físicas, outras oportunidades consistirão em interações
com um funcionário da empresa ou vendedor. É nesses momentos
que os clientes formulam muitas de suas impressões sobre a qualidade
dos produtos que adquiriram. |
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