7 - Tornando uma organização acessível aos clientes

Contatos com clientes têm tradicionalmente sido ofuscados por muitas empresas que temem o resultado de muita exposição entre os clientes. Existem quatro perspectivas diferentes que incorporam muitos dos temores causados às empresas pela distância de seus clientes:

Síndrome da avestruz;
Síndrome do objeto provocado;
Expectativas falsamente levantadas;
Pesadelo do Controller.

Empresas orientadas para o cliente aceitam comunicações com eles como parte natural do negócio. Essa aceitação é baseada no reconhecimento dos seguintes fatores:

• Clientes crescentemente sofisticados e instruídos que, longe de oferecer temor, estão confortavelmente falando de igual para igual com as empresas, exigindo atenção e tratamento justo;

• Clientes mais céticos, cuja confiança nas organizações tem sido severamente comprometida com a descoberta de maus procedimentos no governo, abusos das grandes empresas em relação ao meio ambiente, fracasso de muitas instituições financeiras devido à péssima administração e esquemas gerais de exploração de consumidores em todas as áreas de negócios;



Copyright © 2010 AIEC.