| Os sistemas de CRM
devem estar totalmente alinhados aos objetivos estratégicos da empresa.
Sem esse alinhamento, as implementações tendem a ser pontuais
e perdem prioridade para a empresa. O conhecimento da visão e direção
da empresa, com as quais os executivos estão comprometidos, é
fundamental e deve ser utilizado para orientar cada etapa da implementação.
Muito mais freqüentemente do que se possa imaginar, as empresas acabam utilizando os sistemas de CRM contra o cliente. Por exemplo, em sistemas de automação de vendas, utilizam-se relatórios de visitas a clientes como forma de pressionar os vendedores para atingirem as metas. Assim, para burlar esta forma de controle, os vendedores acabam mentindo, colocando no sistema menos oportunidades de negócio do que realmente existem. Diminuem o relatório para diminuir a expectativa e a pressão da gerência. Na maioria dos projetos de CRM, não é dada a importância adequada ao treinamento e suporte. O treinamento adequado da equipe é tão ou mais importante do que a fase de implementação do sistema. O suporte ao usuário garante a continuidade do projeto e é um excelente canal para feedback visando a melhoria de todo o sistema. |
Copyright © 2010 AIEC.
|