Resumo

A crescente competição entre as empresas deixa claro que é preciso se especializar para atender bem, o que fez surgir o marketing segmentado. A base da estratégia da segmentação está nas diferenças que existem entre as pessoas e as suas necessidades. Kotler descreve um segmento de mercado como “um grande grupo que é identificado a partir de suas preferências, poder de compra, localização geográfica, atitudes de compra e hábitos de compra similares”.

A idéia central da segmentação é tentar compreender como se dá o comportamento de consumo e como se distribui o mercado em um determinado setor e, a partir disso, dividir esse mercado em segmentos e definir quais os segmentos serão atendidos pelos produtos e serviços da empresa. As características essenciais de um bom segmento são: acessibilidade, mensurabilidade e relevância.

Para facilitar esse processo, foi listada uma série de variáveis que podem influenciar a decisão de consumo, as quais foram agrupadas em quatro tipos de segmentação: geográfica, demográfica, psicográfica e comportamental.



Copyright © 2010 AIEC.