De acordo com a durabilidade ou tangibilidade os produtos podem ser classificados em três grupos: bens não duráveis, bens duráveis , e serviços .

Um aspecto importante em relação à estratégia de produto refere-se às decisões sobre as marcas dos produtos, compreendendo pelo menos cinco decisões importantes como pode ser visto no Quadro 1.

Decisão
Comentário
Exemplo
Colocar ou não marca no produto
Nem todos os produtos têm marca, por isso o fabricante precisa decidir se deve ou não colocar uma marca, mas vale lembrar que a tendência é de cada vez mais a marca ser valorizada. Há vários produtos hortifrutigranjeiros sem marca.
Patrocínio de marca
A decisão aqui se refere a qual marca deverá ser colocada: a do fabricante ou uma marca privada (marca do intermediário, do distribuidor, do revendedor)? Vários produtos vendidos nas grandes redes de hipermercados, como Extra e Carrefour, levam a marca do distribuidor e não de seus fabricantes.
Decisão de marca de família
Deve-se adotar uma marca de família? Isto é, usar uma mesma marca para produtos semelhantes Os Correios usam Sedex, Sedex-Hoje, Sedex-10! – produtos diferentes, mas todos com a marca “Sedex”.
Decisão de extensão da marca
Será que se deve usar um nome bem sucedido para nomear outros produtos da mesma fábrica? A Parmalat adota a mesma marca para todos os produtos, enquanto a Nestlé adota um nome para cada produto, mas todos com a assinatura da Nestlé.
Decisão de multimarcas
Duas ou mais marcas numa mesma categoria de produtos A Gessy Lever colocam nas prateleiras dos supermercados 3 ou 4 marcas diferentes de margarina.

Quadro 1: Decisões importantes sobre marcas de produtos

Como será detalhado em módulos posteriores, o desenvolvimento de um produto demanda a pesquisa de necessidades do cliente e uma série de etapas para que possa ser lançado no mercado.



Copyright © 2010 AIEC.