De
acordo com a durabilidade ou tangibilidade os produtos podem ser classificados
em três grupos: bens
não duráveis, bens
duráveis , e serviços
.
Um aspecto importante em relação à estratégia
de produto refere-se às decisões sobre as marcas dos produtos,
compreendendo pelo menos cinco decisões importantes como pode ser
visto no Quadro 1.
|
Decisão |
Comentário |
Exemplo |
|
Colocar
ou não marca no produto |
Nem
todos os produtos têm marca, por isso o fabricante precisa decidir
se deve ou não colocar uma marca, mas vale lembrar que a tendência
é de cada vez mais a marca ser valorizada. |
Há
vários produtos hortifrutigranjeiros sem marca. |
|
Patrocínio
de marca |
A decisão
aqui se refere a qual marca deverá ser colocada: a do fabricante
ou uma marca privada (marca do intermediário, do distribuidor,
do revendedor)? |
Vários
produtos vendidos nas grandes redes de hipermercados, como Extra e
Carrefour, levam a marca do distribuidor e não de seus fabricantes. |
|
Decisão
de marca de família |
Deve-se
adotar uma marca de família? Isto é, usar uma mesma
marca para produtos semelhantes |
Os Correios
usam Sedex, Sedex-Hoje, Sedex-10! – produtos diferentes, mas
todos com a marca “Sedex”. |
|
Decisão
de extensão da marca |
Será
que se deve usar um nome bem sucedido para nomear outros produtos
da mesma fábrica? |
A Parmalat
adota a mesma marca para todos os produtos, enquanto a Nestlé
adota um nome para cada produto, mas todos com a assinatura da Nestlé. |
|
Decisão
de multimarcas |
Duas
ou mais marcas numa mesma categoria de produtos |
A Gessy
Lever colocam nas prateleiras dos supermercados 3 ou 4 marcas diferentes
de margarina. |
Quadro 1: Decisões
importantes sobre marcas de produtos
Como será
detalhado em módulos posteriores, o desenvolvimento de um produto
demanda a pesquisa de necessidades do cliente e uma série de etapas
para que possa ser lançado no mercado.
|