Algumas estratégias de preço comumente utilizadas são mostradas no Quadro 2.

Decisão
Comentário
Preço baseado na concorrência
A estratégia de preço precisa levar em conta os preços cobrados pela concorrência e também o valor entregue pelos concorrentes aos clientes, pois os consumidores costumam comparar a relação custo-benefício entre as diferentes marcas que encontram no mercado.
Preço baseado na demanda
O preço baseado na demanda é aquele que varia de acordo com a procura pelo produto ou serviço. Alguns produtos e setores de atuação são mais sujeitos à influência da demanda do que outros.
Preço baseado no custo
O preço baseado no custo é aquele no qual o custo de produção é o principal componente da formação de preço, colocando-se uma margem de lucro como um percentual sobre o custo. É mais comum para produtos que são commodities (baixo valor agregado).
Preço-isca
O preço-isca caracteriza a estratégia de colocar alguns produtos com preço mais baixo para atrair os consumidores, tendo como objetivo lucrar com a venda de outros produtos.
Preço promocional
Preço promocional é aquele que apresenta um valor mais baixo por um período estabelecido, que pode ser tanto para queima de estoque como para atrair os consumidores em períodos de redução de vendas.
Preço Psicológico
Adoção de preços que buscam alterar a percepção do consumidor como as ofertas de R$ 999,00, em vez de R$1.000,00 ou preços expressos em dia (Ex.: custa menos de R$1,00 ao dia), embora a pessoa pague por ano.

Quadro 2: Decisões importantes sobre marcas de produtos



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