Para a veiculação de uma campanha, pode-se usar vários tipos de mídias, cada um com suas peculiaridades, vantagens e desvantagens. A seguir serão apresentados as mídias mais utilizadas no Brasil: Televisão aberta, TV por assinatura, Rádio, Jornal, Revista, Outdoor e Cinema.

Televisão aberta - No Brasil é um dos veículos mais eficientes por sua ampla cobertura, seu custo relativamente baixo (se relacionado com freqüência) e impacto de imagem e som. Por estar presente no dia-a-dia das pessoas, a televisão permite maior aproximação com o cotidiano. Permite medir com segurança qual o total do público-alvo que estamos atingindo e com que freqüência isto se verifica.

Televisão por assinatura - Concentra-se nos maiores mercados consumidores. Atinge pouco mais de 10% de todos os domicílios com TV, com penetração de 25% nos domicílios das classes sociais A e B. É difícil obter uma freqüência eficaz em função do uso intenso do controle remoto. O maior desafio é adequar a mensagem ao conteúdo do filme ou da programação.

Rádio - Permite aumentar o nível de freqüência com baixo investimento, tanto em veiculação como em produção. É uma fonte de diversão e entretenimento e de informação e cultura. É um veículo de apelo popular, com o qual se pode atingir rapidamente grandes massas. É um veículo de ação local. Tem como vantagens ser fonte de entretenimento; alto impacto pelo uso da música e da sonoplastia que reforça o efeito da palavra; não absorve a atenção total e por isso o ouvinte pode, ao mesmo tempo, executar outras tarefas; e maleabilidade, pois permite cancelar, trocar ou inserir a mensagem publicitária, em poucas horas. As desvantagens do rádio são: age exclusivamente pelo ouvido, é inadequado para apresentação de temas complexos ou muito técnicos, a mensagem radiofônica vive apenas no momento em que está no ar.

Jornal - Suas características permitem maior nível de informação. Os jornais cresceram nas classes mais baixas porque jornal é serviço: varejo, mercado imobiliário, turismo, automóveis. compra-se o formato e paga-se em função da circulação, prestígio e tipo de público atingido.

Revista – Apresenta maior cobertura e freqüência junto a um público mais qualificado. É o veículo ideal para lançamentos ou informações mais técnicas. Tem maior expansão geográfica e é adequada para campanhas de marca. Suas vantagens são melhor produção e aparência dos anúncios, vida mais longa e textos mais longos, maior porcentagem de leitores por número e ser mais seletiva. Tem como limitações a menor maleabilidade que o jornal e o fato de os anúncios terem que ser preparados com muita antecedência. Não é adequada para campanhas estritamente locais.

Outdoor - Apesar da audiência de pesquisas, o Outdoor é normalmente utilizado como reforço das ações que requeiram altos índices de impacto, especialmente em combinação com a televisão. Sua limitação se refere à dimensão da mensagem. Pesquisas mostram que frases com mais de nove palavras são menos percebidas.

Cinema – É uma mídia que atinge principalmente um perfil mais jovem (maior concentração entre 15 e 30 anos). Tem uma velocidade de cobertura mais lenta e em geral é escolhido como um meio complementar.



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