|
| 4
- A Integração do Marketing
A fim de estruturar as bases para a manutenção e expansão de seu portfólio de clientes, a organização deverá trabalhar, de forma alinhada e integrada, todas as ações relacionadas aos processos de back-office e front-office de sua operação. Simplificando, a organização não deverá priorizar somente as ações da linha de frente com o mercado (front-office) e sim proporcionar condições para que sua posição competitiva seja fundamentada em bases sólidas de desenvolvimento de toda a estrutura organizacional (back-office) - responsável pelo apoio estratégico, tático e operacional à atuação comercial da organização. Essa tendência pode ser claramente observada com a importância, cada vez maior, atribuída às ferramentas de marketing de incentivo. Veja um bom exemplo disso. O marketing é
uma coisa importante demais para ser deixada a cargo apenas do departamento
de marketing: O marketing é uma tarefa de todos na organização.
As ações de todos podem ter um impacto sobre os clientes
finais e sobre sua satisfação. Para um diretor de produção, a orientação de marketing pode significar a alocação de escassos recursos financeiros no controle da qualidade e não em linhas de produção supersofisticadas, se a qualidade interessar mais ao cliente. Pode significar que a eficiência de produção que exige produtos padronizados seja contrabalançada com produtos variados e possibilidades de escolha induzidas pêlos clientes. Para o vendedor, pode
significar estar preparado para ouvir o que deseja o cliente, em vez de
usar os elegantes e sofisticados discursos de venda criados no escritório.
Para o responsável pela P&D, pode significar a solução
de problemas técnicos pouco sofisticados que provocam a insatisfação
do cliente, em vez de dedicar-se ao desenvolvimento de um produto com
a última palavra da tecnologia. Para o departamento financeiro,
pode significar estar preparado para investir em novas oportunidades sem
um retorno imediato, para construir um futuro mais sólido no mercado. |
Copyright © 2010 AIEC. |