2 - Questionário para coleta de dados

As questões a seguir têm o objetivo de orientar a entrevista de obtenção de dados e elaboração de relatório sobre a empresa.

  1. Qual o nome da empresa (razão social e fantasia)? Quando e onde a empresa foi criada? Qual sua localização? Qual é o tipo de empresa? (indústria, comércio, serviços ou mista)
  2. Qual o tamanho da empresa? Informar número de empregados e receita bruta mensal/anual, bem como a margem bruta da empresa e do setor.
  3. Há quanto tempo a empresa está no mercado?
  4. Qual a missão da empresa?
  5. Quanto capital eles investiram até agora e quais foram as fontes?
  6. Qual o retorno do investimento feito pela empresa? Quais são os valores de vendas totais (mensais e anuais)?
  7. Qual é a situação atual no mercado desse tipo de empresa? Há possibilidade de expansão? O mercado é competitivo?
  8. Quais são as características principais do setor?
  9. Quais são as principais ameaças e pontos fracos da empresa? Como ela pretende superá-los?
  10. Que oportunidades o mercado ou ambiente oferecem? A empresa tem algum plano de explorá-las? Qual?
  11. Quais os pontos fortes da empresa? Em que eles fazem diferença no seu desempenho?
  12. Qual a finalidade do(s) produto(s) e/ou serviço(s) oferecido(s) pela empresa? Este produto ou serviço resolve que tipo de problema do cliente? Atende a que tipo de necessidade? É um bem de primeira necessidade ou um bem de luxo?
  13. Descreva as características principais de cada produto/serviço (custo, design, qualidade, processo, equipe envolvida etc..).
  14. Quais são os serviços relacionados aos produtos oferecidos pela empresa?
  15. A empresa pretende expandir a linha de produtos/serviços? De que forma? Quando?
  16. Quais são os objetivos futuros da empresa (atuais e em 3 anos)? Quais são as estratégias para atingi-los?
  17. Quem são os maiores participantes desse setor (concorrentes, fornecedores, grandes clientes, distribuidores, etc.)? A empresa consegue visualizar quais serão os futuros concorrentes?


Copyright © 2010 AIEC..