1 - Análises de mercado e concorrência

Neste módulo, aprenderemos a demonstrar de que forma a empresa vê o mercado, analisa a concorrência e identifica seus pontos fortes e fracos. Descobriremos, também, a maneira com que a empresa controla os fatores críticos de sucesso que possibilitam a ela alcançar seu objetivo de vendas.

A análise de mercado deve demonstrar o conhecimento da empresa sobre o seu campo de atuação. A seguir, apresentamos uma série de informações consideradas importantes para a elaboração do projeto de financiamento, bem como do plano de negócios.

• Mercado alvo (clientes) e características;
• Estratégias de penetração e posicionamento no mercado;
• Segmentação do mercado e nicho de atuação pretendida pela empresa;
• Perfil da concorrência;
• Vantagens e desvantagens (pontos fortes e fracos da empresa em relação aos seus maiores concorrentes).
• Fornecedores;
• Políticas de garantias e serviços.

Nem todas as questões do questionário apresentado a seguir se enquadram dentro da realidade da empresa para a qual você está elaborando o projeto de financiamento. Isto se deve ao fato de as questões terem sido elaboradas de forma abrangente, a fim de subsidiar, da melhor forma possível, as diversas modalidades de prestação de serviços.

Após a utilização do questionário, você deverá executar a Atividade II que consiste na elaboração de um relatório, de acordo com as orientações fornecidas.



Copyright © 2010 AIEC..