2 - Questionário para coleta de dados

As questões seguintes têm o objetivo de orientar a entrevista para obtenção de dados. De posse dos dados coletados junto à empresa, você deverá tratar as informações e elaborar um relatório, o qual subsidiará a elaboração do plano de negócios e do projeto de financiamento.

1. Qual é o negócio da empresa?

2. Quais as expectativas da empresa quanto a esse negócio?

3. Qual o mercado alvo da empresa? (Quem é o cliente ideal?) Marque e descreva.

Indivíduos
Empresas
Agências Governamentais
Outros

4. Qual é o perfil dos consumidores potenciais em termos de:

Idade
Sexo
Profissão
Renda
Localização geográfica
Outras referências

5. Qual o hábito de compras desses clientes?

6. Em geral, como a empresa procura melhor satisfazer as necessidades ou desejos de seus clientes?

7. Qual a parte ou percentual do mercado que a empresa tem?

8. Qual é o crescimento (histórico e potencial) do mercado da empresa?

9. O mercado é competitivo? Em caso negativo, por quê?

10. Quais são os fatores que mais afetam o negócio? (economia, concorrência, regulação governamental, etc.)

11. Qual é o objetivo da empresa em termos de percentual sobre o mercado disponível?

12. Como a empresa pretende conquistar novos segmentos de mercado? Qual o custo dessas ações?

13. Como a empresa atrairá novos clientes? Ela pretende oferecer algo novo ou diferenciado? O quê? Como?

14. Qual é o negócio principal das outras empresas? Com quais concorrentes há maior similaridade em termos do negócio principal de atuação?

15. As expectativas de vendas da empresa estão de acordo com a sua capacidade produtiva?

16. As políticas de preço, serviço e garantias aplicadas pela empresa são atraentes no mercado?

17. Quais são os critérios de escolha dos distribuidores?

18. Faça uma análise comparativa dos pontos fortes e fracos da empresa com os seus principais concorrentes. O que eles fazem melhor? Em quê são piores? Quais são as principais semelhanças e diferenças entre o negócio da empresa e o negócio dos seus concorrentes?

19. Como o(s) produto(s)/serviço(s) da(s) empresa é(são) comparado(s) à concorrência pelo consumidor?



Copyright © 2010 AIEC..