| 1 - A importância do plano de negócios Nos últimos anos, o termo plano de negócios tem aparecido nos mais variados contextos e de modo irreversível. A compreensão
sobre o que é um plano de negócios, seus objetivos, estrutura
e aplicações e como ele deve ser elaborado, tornou-se
necessidade para todo empreendedor e para todo o profissional que deseje
ser bem-sucedido no contexto empresarial.
O processo de globalização alterou profundamente os cenários competitivos, em todos os setores econômicos e em todos os mercados. Esse processo traz, em seu bojo, inovações tecnológicas profundas em áreas como transportes, novos materiais, telecomunicações e, notadamente, informação. Tais inovações, por sua vez, afetam a velocidade e a quantidade das transações econômicas, além de possibilitar, em muitos casos, mecanismos que auxiliam a superação de barreiras geográficas.
Constantemente, os meios de comunicação anunciam estarmos no mercado global, que oferece inúmeras possibilidades de negócios. Uma pequena empresa, por exemplo, que talvez só tenha conseguido oferecer seus produtos ou serviços no bairro em que está localizada, pode, com o auxílio da Internet, tornar-se competidora internacional, acessar informações antes restritas e estabelecer estratégias alternativas de marketing, com eficácia e a custos baixos. Ao mesmo tempo, esse mesmo mercado “hiperdimensionado”, potencializa as ameaças habitualmente existentes e gera possibilidade de muitas outras. |
Copyright © 2010 AIEC. |