Resumo
Os
itens componentes do plano de negócio - Para que atinja
seus objetivos, o plano de negócio deve ter uma estrutura lógica
e coerente, permitindo, a quem o estiver analisando, uma compreensão
objetiva da viabilidade da proposta. Embora essa estrutura possa variar
de negócio para negócio, de acordo com suas especificidades,
ou ainda se trata de nova empresa ou empresa existente, em geral o plano
apresenta os seguintes itens:
a) Plano de Negócio para Nova Empresa
•
Capa: com as primeiras informações do
empreendedor e do negócio, delineando o primeiro contato com
o analista do plano.
• Sumário: deve definir adequadamente
as seções para facilitar o acesso do leitor ao ponto que
mais lhe interesse.
• Sumário Executivo: item de abertura
do plano. Deve ser o último a ser redigido, pois apresenta todo
o conteúdo que está por vir, sendo elemento fundamental
para despertar a motivação do leitor em verificar o restante
do plano.
• Descrição da Empresa: reúne
os elementos necessários para caracterizar a oportunidade de
negócio, bem como as condições estruturais para
sua viabilização, como características dos produtos
e serviços oferecidos, estrutura organizacional e física,
equipe gerencial e principais parceiros da empresa.
• Análise de Mercado: demonstra o conhecimento
do empreendedor sobre o campo de atuação da empresa. Envolve
clientes, fornecedores, concorrentes, órgãos de regulação,
deve deixar claro como o mercado está segmentado e qual nicho
o negócio irá explorar.
• Análise Estratégica: análise
dos pontos fortes e fracos da empresa, das oportunidades e ameaças
do ambiente competitivo. Seu produto é a definição
de como a empresa irá se posicionar no mercado, estabelecendo
as diretrizes das ações para os próximos anos.
• Plano de Marketing: análise do “mix”
de marketing (produto/serviço, distribuição, preço
e propaganda), demonstrando como a empresa, coerente com suas definições
estratégicas, vai acessar e cativar seu público-alvo.
•
Plano Operacional: descreve como funciona o empreendimento
na parte operacional, nos aspectos que envolvem o quadro de necessidade
de pessoal e política de recursos humanos, produção,
logística, processos e políticas comerciais.
• Plano Financeiro: principais indicadores e
projeções financeiras resultantes das definições
contidas nas demais etapas do plano. Em geral é a seção
mais importante para investidores e agentes de financiamento e também
pode ser utilizada como um referencial durante a implementação
do negócio.
• Anexos: item não obrigatório.
Recomenda-se a inserção dos currículos da equipe
gerencial e detalhamento de outros itens do plano, como projeções
financeiras, cópias de registros de marcas ou patentes, desenho
de protótipos e outros, cuja presença no corpo do plano
pode comprometer o ritmo da sua leitura.
b)
Plano de Negócio para Empresa Existente
•
Análise Financeira Atual: composta pelas demonstrações
financeiras dos três últimos exercícios, bem como
os principais indicadores financeiros do negócio.
• Plano de Marketing com Reposicionamento do Negócio:
refere-se aos 4 P’s, e as suas novas políticas
e estratégias para a empresa.
Variações
e estilo do plano de negócio - Além da variação
na sua estrutura, decorrente da própria heterogeneidade dos negócios,
o plano precisa estar direcionado adequadamente para o público-alvo.
Um plano de negócio utilizado para comunicar uma estratégia
ao público interno da organização, certamente ressaltará
aspectos diferentes de outro voltado para a captação de
investidores. Outra distinção importante é quanto
ao tamanho do plano. Embora não haja um padrão pré-definido,
os planos de negócio podem ser classificados em três modalidades:
completo (de 15 a 40 páginas), resumido (de 10 a 15 páginas)
e operacional.
O estilo de redação do plano de negócio é
ponto fundamental. A linguagem do plano deve ser equilibrada, conjugando
a necessidade de transmitir otimismo com a potencialidade da oportunidade
de negócio identificada, ao mesmo tempo em que demonstre o conhecimento
do empreendedor sobre as dificuldades para sua implementação.
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