2 - Oportunidade e organização

Oportunidade - Diferenciar a oportunidade de negócio da idéia simples, que, mesmo sendo boa, dificilmente contribuirá para a concepção de um negócio viável, é apenas o passo inicial no processo de identificação de oportunidades. É o pressuposto de todo um procedimento.

Outros dois elementos precisam ser considerados - a organização e o direcionamento estratégico - requisitos do processo de identificação de oportunidades.

Organização - A oportunidade de negócios resulta da identificação de uma necessidade a ser suprida e da definição dos meios para tal. Enxergar essa necessidade, entretanto, não é fácil, pois exige organização. As necessidades podem estar:

. no mercado e ser identificadas nas deficiências de produtos ou serviços que estão sendo oferecidos;
. nas dificuldades de determinada organização que, ao serem solucionadas, geram mais valor;
. de forma latente, nas tendências que surgem.

Tomam-se por exemplo, possibilidades advindas da tecnologia da informação. Estariam supridas todas as necessidades? É claro que não.

Em todos os ramos de negócios, como da tecnologia da informação, estabelecer bons filtros nas muitas ideais e identificar as oportunidades requer experiência, capacidade de sistematização, conhecimento do mercado, intuição, capacitação técnica; enfim, um conjunto de habilidades que, reunidas, permitem distingui-las.



Copyright © 2010 AIEC.