Resumo

Em busca de oportunidades de negócios - A busca de oportunidades constitui uma atividade que está no cerne do processo empreendedor.
Sua importância pode ser analisada em três níveis:

  • Nível macroeconômico: novas oportunidades geram atividades que agregam valor, gerando crescimento do emprego e da renda;
  • Nível empresarial: possibilita a obtenção de vantagens competitivas;
  • Nível dos empreendedores: é o núcleo da atividade empreendedora, onde as competências do empreendedor possibilitam identificar novos negócios.

Mesmo tendo espaço para a criatividade e a intuição, esta atividade deve ser estruturada como um processo sistemático.

O que é uma oportunidade de negócio - Uma oportunidade de negócio é uma possibilidade concreta de um novo empreendimento, uma concepção objetiva sobre as necessidades de mercado que este negócio irá atender e quais os procedimentos necessários para tanto.
Assim, para chegar a uma oportunidade devemos, antes de qualquer coisa, diferenciá-la de boas idéias que não passam de concepções genéricas e apaixonadas, desprovidas de uma análise criteriosa.
Uma idéia de negócio só pode ser considerada uma oportunidade quando consegue responder a três questões:

  • Quais necessidades de mercado esse negócio irá suprir?
  • Quem e quantos são os clientes que apresentam essas necessidades?
  • Como essas necessidades serão atendidas?

Requisitos para identificar oportunidades - A atividade de busca de oportunidades, para adquirir o caráter sistemático, precisa atender a dois requisitos básicos:

  • Organização: envolvendo a formação de uma equipe capacitada e o estabelecimento de um cronograma para o processo.
  • Direcionamento Estratégico: que é resultado da análise dos objetivos, competências e recursos do empreendedor.

Fontes de Oportunidades - Para identificar oportunidades é necessário identificar as principais fontes dessas oportunidades. Podemos afirmar que as oportunidades estão relacionadas, em geral, com:

  • Necessidades internas às empresas;
  • Necessidades existentes no ambiente competitivo;
  • Tendências em um determinado ambiente competitivo.


Copyright © 2010 AIEC.