1 - Descrição da oportunidade de negócio

Não se trata apenas de provérbio. Negócio de fato só existe se estiver atendendo necessidade de mercado.

Isso talvez fique mais claro quando se examina o tipo de empresa start-up. Aí a própria empresa surge para explorar a oportunidade.

Pois é justamente tal seqüência que precisa ser observada. Mesmo uma empresa já instalada, ao implementar iniciativa empreendedora, desenvolvendo novo negócio, precisa justificar muito bem a oportunidade antes que surja qualquer nova estrutura e recursos sejam alocados para explorá-la.

Por isso, um plano de negócio, independentemente de sua conseqüência vir a ser nova empresa ou diversificação de organização existente, deve iniciar a descrição da empresa pelo conhecimento da oportunidade identificada.

Não se trata de incluir no plano de negócio todos os elementos que orientaram a atividade de busca de oportunidades, mas explicitar os fatores decisivos que conduziram à opção por aquela que, agora, está sendo proposta como negócio novo.

A seção deve demonstrar, antes de qualquer coisa, a necessidade que o negócio suprirá ou, em outras palavras, em que ponto o produto ou serviço irá agregar valor para os seus clientes.



Copyright © 2010 AIEC.