Em seguida, é necessário identificar e caracterizar os clientes. Uma empresa pode ter identificado que alguns restaurantes se interessam em software personalizado para sua automação. Isso porque utilizam dados padrão, como faturamento do dia, itens para reposição de estoque e pagamentos efetuados e possuem flexibilidade para a contabilização de serviços específicos ou o armazenamento de menus e receitas especiais.

No caso, quais são os seus clientes?

A resposta lógica seria os restaurantes em geral. Entretanto, essa demanda não será homogênea. Pode ser mais aguda em restaurantes de determinada região ou voltados para determinado público ou, ainda, que atendem certo número de pessoas por dia. Logo, somente efetuando a caracterização estaremos realmente qualificando o grupo de clientes que será atendido. Esta atividade é fundamental para a caracterização da oportunidade.

Para que a oportunidade seja inteiramente delineada, é necessário descrever como o produto ou serviço será elaborado. A descrição de todo o processo, desde a demanda, o primeiro contato com o cliente, até a conclusão do serviço e a oferta ou não de um serviço de atendimento ao cliente são detalhes absolutamente requeridos.

Assim, necessidades dos clientes, segmento de mercado e forma de atendimento desse mercado compõem a caracterização da oportunidade de negócio identificada pelo empreendedor.



Copyright © 2010 AIEC.