Entretanto, sem considerar a hipótese em que os recursos são abundantes e uma empresa especializada executa a análise de acordo com as necessidades do empreendedor, estabelece-se um roteiro básico, a ser usado pelo empreendedor e colaboradores diretos, reunindo os elementos essenciais para análise de mercado.

Não se despreza, contudo, o outro requisito: a experiência do empreendedor. Esse aspecto é importante para o sucesso do negócio, embora não deva ser barreira à atividade empreendedora, pois pode ser substituído pela contratação de consultores experientes, contatos com instituições de apoio à atividade empreendedora ou serviços de assessoria.

O roteiro envolve aspectos gerais, de cunho “macro”, relacionados com o setor em que o empreendimento se situará e aspectos específicos, de cunho “micro”, vinculados ao ramo em que o empreendimento se coloca; em especial, ao segmento de mercado priorizado.

Assim, a análise de mercado para o novo negócio pode ser composição dos seguintes estudos:


· do mercado, no ramo de atuação ou subsetor;
· do segmento de mercado;
· da concorrência.



Copyright © 2010 AIEC.