Examinadas essas questões, pode partir-se para estabelecer projeções sobre o tamanho atual do mercado, em unidades comercializadas e em valores, e sobre suas tendências para os próximos anos.
Mesmo não contando com a possibilidade de contratar pesquisa de mercado, essas projeções podem ser elaboradas com dados disponíveis em revistas especializadas, associações comerciais, prefeituras, governos, órgãos de apoio.

Salim et al (2001, p.81), por exemplo, demonstra essa possibilidade com dados simples:


· “Estima-se que um determinado serviço na Internet é demandado por 10% dos usuários conectados na rede;
· As estatísticas disponíveis apontam para 3,8 milhões de usuários da Internet no Brasil, com um crescimento anual estimado da ordem de 15%;
· Uma primeira estimativa para o mercado desse serviço seria de 380.000 usuários, crescendo anualmente à mesma taxa de 15%.”


De fato, é apenas uma aproximação que necessita ser qualificada por meio de outros dados, mas exerce o papel de bem representar a exeqüibilidade de projeções com base em dados obtidos em estatísticas já publicadas em jornais ou revistas especializadas.
Recomenda-se, porém, que mesmo de forma singela, com alguns clientes-alvo, fornecedores potenciais ou mesmo amigos, algumas questões críticas para o sucesso do negócio sejam investigadas além das fontes secundárias.



Copyright © 2010 AIEC.