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Definição de um nicho de mercado - As estratégias
expostas podem ser aplicadas a todo o mercado de um produto ou serviço
ou a um segmento ou, ainda, a um nicho desse mercado. Ou seja, pode haver
a estratégia de menor custo voltada para todo o mercado ou destinada
a um público específico. Algumas redes de supermercados, por
exemplo, identificadas pela sua qualidade no atendimento e variedade dos
produtos, têm lançado supermercados menores, com outra marca,
para atender regiões periféricas das grandes cidades, com
diferencial de menor preço. Nesse novo negócio, portanto,
o próprio nome é alterado para não confundir o mercado-alvo
de cada estratégia.
Mas, em outra via, pode haver também a estratégia de diferenciação voltada para um nicho de mercado. É de estratégia geralmente indicada para pequenas empresas nascentes que, por seu pouco fôlego financeiro, experiência, reconhecimento e abrangência no mercado, dificilmente têm possibilidade de atender a todo o mercado. A melhor opção, então, é identificar um nicho e, para ele, constituir um diferencial. Tal estratégia permite à empresa atender bem ao público a que se dirige e, ao mesmo tempo, aumentar as margens de lucro. Tendo feito a análise estratégica, definidos objetivos e metas do novo negócio, o empreendedor deve, então, deixar claro ao leitor que estratégia seguirá para assegurar vantagens competitivas que viabilizem o crescimento e desenvolvimento da empresa. O parâmetro para a definição é a análise estratégica; o critério é a priorização daquela em que ele efetivamente terá condição de desenvolver recursos estratégicos. Não é necessário incorporar a análise
SWOT ao plano de negócio, mas todos os planos de ação
dela decorrentes e que integraram seu direcionamento estratégico
devem ser expostos. A análise, em si, pode ser anexada ao plano
para consulta do leitor. |
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