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Praça (canais de distribuição) Esse item do plano de marketing trata da chegada do produto ou serviço ao cliente. Só a constatação é bastante para dimensionarmos sua relevância. Envolve o processo de distribuição física dos produtos nos pontos de venda ou as formas pelas quais o cliente pode acessar os serviços oferecidos. Assim, considerações que vão desde a localização definida até opções de logística, devem ser colocadas à luz da estratégia definida. Os canais de distribuição podem ser muito variados. Uma indústria, por exemplo, habitualmente utiliza distribuidores atacadistas para fazer com que seus produtos cheguem ao comércio varejista e, finalmente, ao consumidor final.
Fundamentalmente, os critérios para definição dos canais estão relacionados com as características do produto ou serviço e com a forma de venda escolhida. Produtos
duráveis permitem canais de distribuição mais complexos,
com vários níveis. Nesse caso, exigem cuidados com estrutura
de armazenagem e localização de depósitos, embalagem,
meios de transporte, requerendo, muitas vezes, a contratação
de empresas especializadas em operação logística. |
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