2.3. Projetos mutuamente excludentes

Contudo, a realidade das empresas é uma pouco mais complexa. Muitas vezes é necessário optar-se por mais de um projeto os quais, em geral, são mutuamente excludentes. Mas o que isso quer dizer?


Projetos mutuamente excludentes significam que na existência de dois ou mais projetos é necessário optar-se por um único projeto ou rejeitar todos. Para exemplificar, vamos utilizar um caso bastante comum entre empresas do setor de transporte e cargas.

Os fluxos de caixa projetados – para cada projeto – são os seguintes, com os seus respectivos indicadores calculados:


Projeto ALFA – Construção de galpão - Redução de despesas

VPL = 101,30
TIR = 27,32%.

Projeto OMEGA – Construção de prédio - Receita de aluguel

VPL = 120,07
TIR = 14,23%

Pode-se observar que à taxa de 8%a.a. praticada no mercado, em ambos os casos o Valor Presente Líquido (VPL) é positivo, indicando a aceitação de qualquer um dos projetos. Contudo, em função de ser apenas um único terreno, só há a possibilidade de se escolher um dos projetos.

Um dos parâmetros de escolha ocorrerá em função de aspectos relacionados ao resultado econômico projetado, traduzido pelos indicadores tais como VPL, TIR e Payback.
Além do resultado econômico, outros fatores devem ser considerados. A empresa, por exemplo, necessita ter capital suficiente para o investimento requerido que, fatalmente, impacta seu fluxo de caixa e o custo de capital.

Caso a empresa opte por uma linha de financiamento, a empresa precisa comprovar capacidade de pagamento aos bancos, embasada em informações consistentes e comprovada com números fidedignos, caso contrário o projeto é indeferido tornando sua efetivação inviável.



Copyright © 2010 AIEC.