7. Resumo

Os investimentos podem ter muitas origens, mas o mais comum no mercado são projetos para abertura de empresas e expansão de negócios já existente. Além destes, obviamente existem outras origens de investimentos tais como atualização tecnológica, reposição de ativos e redução de custos.

Os aspectos que envolvem os tipos de investimentos dizem respeito às diferentes situações com que se pode defrontar uma empresa no momento de tomar suas decisões. Essas situações podem ocorrer sempre que se apresentar à empresa uma quantidade de propostas maior do que aquela que ela estiver disposta, ou em condições físicas ou orçamentárias para aceitar.

A utilização de recursos de terceiros para proporcionar riqueza econômica aos seus acionistas é denominado alavancagem financeira.

O payback, assim como o VPL e a TIR, é uma metodologia largamente utilizada pelo mercado, apesar de ser muito criticado.

Se o método VPL traz um valor em dinheiro para a efetiva comparação com o valor investido e a TIR traz uma taxa para comparação com a taxa de mercado, o payback fornece o período de tempo de recuperação de um investimento.

O payback possui algumas variações no seu cálculo, as quais aperfeiçoam a metodologia e elevam a qualidade da decisão. Contudo, ainda assim o cálculo do prazo de retorno do investimento representado pelo payback possui uma série de problemas a serem abordados à luz dos conceitos da Matemática Financeira.

Normalmente, os estudos para se analisar a viabilidade econômico-financeira de investimentos em ativos fixos são elaborados a partir do conjunto de demonstrativos financeiros das empresas que os bancos genericamente denominam quadros financeiros do projeto.

A Contabilidade trabalha no regime de competência, no entanto, os estudos de viabilidade se baseiam em regime de caixa e, para proceder à análise, é necessário fazer-se algumas adaptações, principalmente em relação às despesas não desembolsáveis.

Outro fator muito importante e que também deve ser considerado, quando da análise e levantamento das informações relativas a um projeto, é se o ativo possuirá um valor residual no final de sua vida útil.



Copyright © 2010 AIEC.