O PMBOK
afirma que 90% do tempo de um gerente de projetos é utilizado em
comunicação. E na prática percebe-se que muitos dos
problemas que ocorrem nos projetos estão diretamente relacionados
à qualidade da comunicação:
Falta de comunicação
apropriada com os patrocinadores fará com que eles tenham expectativas
erradas em relação ao projeto;
Comunicação
inadequada com os membros da equipe levará a duas pessoas fazendo
a mesma atividade, ou ainda, atividades sendo deixadas de lado;
Se a equipe do
projeto não for informada do andamento do mesmo, pode entender
que o projeto encontra-se atrasado ou adiantado, sem que isto corresponda
à realidade, gerando, assim, um ritmo de trabalho incompatível
com o momento;
Se o gerente de projetos não conduzir a comunicação
do time com o ambiente externo ao projeto, informações
incorretas ou inadequadas podem vazar, prejudicando, assim, a sua
imagem e causando problemas que consumirão tempo do projeto
para serem resolvidos, podendo levar a atrasos;
Se as pessoas
não têm informações a respeito do seu
projeto, ele simplesmente não existe!