• Capacidade de Negociação e Influência

Os projetos, por serem iniciativas que nunca foram realizadas anteriormente, estão sempre sujeitos a imprevistos. Um dos imprevistos mais freqüentes a que os projetos são acometidos é a requisição de mudança. Ou seja, assim que os primeiros produtos nos projetos começam a ficar prontos, começam quase que imediatamente surgirem sugestões de mudança – sejam de melhoria, sejam de novas solicitações que não haviam sido realizadas a princípio.

É neste momento em que o gerente de projetos deve procurar proteger o escopo do projeto, utilizando de sua influência para:

  • Conseguir que as mudanças sejam realizadas apenas após o término do projeto (quando for possível aguardar);
  • Garantir que apenas mudanças benéficas ao projeto sejam aceitas (ou seja, aqo terminar no prazo, ou de não conseguir entregar tudo que foi prometido, ou ainda, de custar mais caro do que o previsto).


Influenciar consiste em fazer com que a outra parte perceba seus argumentos e os aceite como sendo os melhores, mesmo quando inicialmente não concordava com eles.

Segundo Heldman (2003), influenciar é a capacidade de convencer as pessoas a tomarem atitudes que, de outra forma, não tomariam, como também de mudar de idéia e alterar o rumo dos acontecimentos, influenciando os resultados.



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