Uma visão de conjunto

As gestões são partes do gerenciamento do projeto dedicadas a aspectos particulares, como os custos, tempo, a qualidade etc. O gerente do projeto poderá e, em muitos casos, deverá delegar autoridade aos membros de sua equipe para conduzir as gestões em um processo de descentralização, o que é comum em projetos de maior envergadura e complexidade.

São apresentadas e estudadas aqui, as principais gestões, as mais comumente empregadas nos projetos. Entretanto, nem todas estarão presentes em todos os projetos, como mencionado. Por outro lado, o projeto poderá ser de tal natureza que se torna recomendável criar uma gestão, não apresentada neste livro. É possível ainda conferir o status de gestão a aspectos significativos do projeto ou até mesmo desdobrar uma gestão em algumas partes, para melhor administrá-las.

Pode-se, por exemplo, criar uma gestão de transporte, se a movimentação de material for um aspecto relevante, ou gestão de segurança, em projetos que envolvam riscos pessoais e/ou materiais, ou ainda desmembrar a gestão da qualidade em gestão da qualidade de software e gestão da qualidade de hardware.

Um projeto que, além do produto principal, deva também desenvolver serviços associados como treinamento, documentação técnica, instalação de equipamentos etc. poderá necessitar de uma gestão de serviços associados, como uma miniatura de um programa.



Copyright © 2010 AIEC.