Gestão dos riscos - Por ser um empreendimento único e nunca antes realizado, os projetos têm riscos a eles associados. Esses riscos são crescentes devido à premência de tempo, custos, qualidade, competição e aos efeitos da globalização existentes e aos que devem estar sempre surgindo. Os riscos precisam ser reconhecidos, identificados, avaliados e administrados, se não para eliminá-los ou evitá-los, pelo menos para minimizar suas conseqüências. Entre os riscos há aqueles derivados da perda ou mau uso de oportunidades.

Gestão do suprimento - A obtenção dos recursos levantados e planejados anteriormente na gestão dos recursos constitui o objetivo da gestão do suprimento, em especial a administração de contratos.

Já vimos nos módulos anteriores que o projeto tem início e fim predeterminados e passa por evoluções, cumprindo o que se costuma chamar de fases e " ciclo de vida do projeto " , um conjunto de atividades, não necessariamente seqüenciais nem estanques, mas muitas vezes superpostas.

É preciso recordar que o projeto foi desdobrado em um conjunto coordenado de processos, referentes ao produto e às gestões, que compõem cinco grupos: Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento.


Copyright © 2010 AIEC.