A melhor maneira de registrar as lições aprendidas de um projeto é fazer uma reunião do tipo “brainstorm” onde as pessoas vão falando livremente e alguém vai tomando nota das idéias que surgem, e também atuando como moderador. Estas idéias devem então ser classificadas e resumidas, e posteriormente, enviadas para todos que participaram no projeto (por correio eletrônico, por exemplo), e registradas.

Uma das primeiras coisas que os próximos gerentes de projeto que tiverem um projeto semelhante para gerenciar devem fazer é justamente consultar o banco de dados de lições aprendidas. Será uma maneira de evitar velhos erros.

Caso você esteja utilizando uma metodologia de gerência de projetos, certamente esta terá requisitos de documentos e produtos que devem ser verificados ao fim do projeto. É a hora de fazer o checklist para que não fiquem pendências para depois.

O encerramento de contratos - Este procedimento é desenvolvido para fornecer uma metodologia passo a passo que aborda os termos e condições dos contratos e quaisquer critérios de saída ou de término necessários para o encerramento do contrato. Ele contém todas as atividades e responsabilidades relacionadas dos membros da equipe do projeto, clientes e outras partes interessadas envolvidos no processo de encerramento de contratos. As ações realizadas encerram formalmente todos os contratos associados ao projeto terminado (Pmbok 2004).



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