1.3 - As Características da Qualidade

É difícil definir qualidade de produtos ou serviços com precisão, pois ela pode ser nebulosa e pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes. No entanto, as características da qualidade podem ser detalhadas de forma a serem mais concretas para um projeto ou produto.

Existem dois tipos de qualidade para um projeto. A qualidade do produto físico produzido e a qualidade do serviço oferecido. A tabela a seguir mostra alguns dos detalhamentos de qualidade de produto e serviço.

Qualidade do Produto
O Produto é:
Qualidade do Serviço
As Pessoas são:

• Confiável;
• Fácil de usar;
• Fácil de manter quando concluído;
• Disponível quando necessário;
• Flexível para necessidades futuras;
• De bom valor pelo dinheiro gasto;
• Intuitivo/fácil de compreender;
• Seguro;
• Bem documentado;
• Com mínimos defeitos (não precisa ser perfeito);
• Responsivo (bom tempo de resposta);
• A resposta às necessidades do cliente.

• Responsivas;
• Competentes;
• Acessíveis;
• Cortês;
• Comunicativas;
• Sinceras;
• Conhecedoras do cliente;
• Confiáveis.

 



Copyright © 2010 AIEC.