1.7.4 - Melhoria contínua

A ISO 9000:2000, define "melhoria contínua" como "atividade recorrente para aumentar a capacidade de atender requisitos". Além disso, declara que o processo de melhoria contínua estabelece objetivos e identifica oportunidades para melhoria o que geralmente resulta em ação corretiva ou ação preventiva. Em resumo, a melhoria contínua aumenta a capacidade da organização em atender requisitos.
Esta é a definição da ISO que deve ser entendida em um contexto maior. Apenas melhorar os requisitos, ou dar mais qualidade ao produto pode ser extremamente caro. Outros produtos já se encontram no auge de suas qualidades, e melhorá-los é muito difícil. Imagine, por exemplo, que você deve gerenciar um projeto para criar uma fralda descartável, ou mesmo um detergente melhor do que todos os outros do mercado. Esta tarefa teria um custo altíssimo e poucas chances de sucesso, pois indepentende do seu talento e da sua equipe, estes produtos já se encontram em um nível de excelência muito alto.

Então devemos entender a melhoria contínua também como aumentar o valor, tornar mais lucrativo, excelente ou desejável os produtos e serviços da empresa. A palavra "valor" se destaca, pois combina com a estratégia que consiste em agregar valor à organização (JP Russel).



Copyright © 2010 AIEC.