Abaixo segue uma lista dos custos que a ausência de qualidade ou defeitos trazem aos projetos:

Trabalho de garantia. Inclui o trabalho que é executado gratuitamente em um produto ou aplicação em decorrência da garantia.

Consertos/manutenção. Trabalho que é feito para corrigir problemas depois que a solução está em uso.

Insatisfação do cliente. Se uma solução for de má qualidade, o cliente não ficará satisfeito e poderá não comprar de você futuramente. Se o projeto for interno, o cliente pode não querer utilizar o mesmo gerente e membros da equipe para os projetos subseqüentes.

Help desk. Pode ser necessária a manutenção de um serviço de help desk, pois o cliente encontra problemas com a solução, ou tem dúvidas sobre como utilizar.

Equipe de suporte. É necessária uma equipe de suporte para manter e dar suporte à solução em razão de problemas, erros, dúvidas etc.

Baixo moral. Ninguém gosta de trabalhar para uma organização ou projeto que tem processos ruins ou produz soluções de má qualidade. Os custos aqui incluem um maior absenteísmo, maior rotatividade e menor produtividade por parte da equipe (Tenstep, 2005).



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