Abaixo segue uma lista dos custos que a ausência de qualidade ou defeitos trazem aos projetos: • Trabalho de garantia. Inclui o trabalho que é executado gratuitamente em um produto ou aplicação em decorrência da garantia. • Consertos/manutenção. Trabalho que é feito para corrigir problemas depois que a solução está em uso. • Insatisfação do cliente. Se uma solução for de má qualidade, o cliente não ficará satisfeito e poderá não comprar de você futuramente. Se o projeto for interno, o cliente pode não querer utilizar o mesmo gerente e membros da equipe para os projetos subseqüentes. • Help desk. Pode ser necessária a manutenção de um serviço de help desk, pois o cliente encontra problemas com a solução, ou tem dúvidas sobre como utilizar. • Equipe de suporte. É necessária uma equipe de suporte para manter e dar suporte à solução em razão de problemas, erros, dúvidas etc. • Baixo moral. Ninguém gosta de trabalhar para uma organização ou projeto que tem processos ruins ou produz soluções de má qualidade. Os custos aqui incluem um maior absenteísmo, maior rotatividade e menor produtividade por parte da equipe (Tenstep, 2005). |
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