Custos diretos

São custos incorridos para o benefício exclusivo do projeto (por exemplo, os salários da equipe que trabalha em tempo integral para o projeto).


Custos indiretos

Também chamados de “overhead”, custos gerais ou custos administrativos - são os custos alocados para o projeto pela equipe do projeto como um custo de realização do negócio (por exemplo, os salários dos gerentes indiretamente envolvidos no projeto e o custo dos serviços públicos de eletricidade do escritório). Geralmente, os custos indiretos são calculados como um percentual dos custos diretos.

  • Contratos de custos reembolsáveis

Esta categoria de contrato envolve o pagamento (reembolso) para o fornecedor pelos custos reais do fornecedor acrescidos de uma remuneração que normalmente representa o lucro do fornecedor.

Os custos geralmente são classificados como custos diretos ou indiretos.

Os contratos de custos reembolsáveis freqüentemente incluem cláusulas de incentivo em que, se o fornecedor atingir ou superar os objetivos selecionados para o projeto, como metas do cronograma ou custo total, receberá um incentivo ou pagamento de bônus. Três tipos comuns de contratos de custos reembolsáveis são:

  • Custo mais remuneração (CMR) ou Custo mais percentual do custo (CMPC);
  • Custo mais remuneração fixa (CMRF);
  • Custo mais remuneração de incentivo (CMRI).


Copyright © 2010 AIEC.