Previsões - descreve o comportamento do projeto em relação
ao progresso e status futuro. Pode-se utilizar a análise de tendências
para isso.
O cronograma atualizado deve sempre acompanhar o relatório.
Risco - modificações na situação dos riscos
identificados devem ser reportadas. Novos riscos devem ter destaque
no relatório.
Questões - assuntos pendentes de decisão devem ser informados.
Adicionalmente, a pessoa responsável e uma data limite pode ser
registrada.
Decisões importantes podem ser sumarizadas no relatório,
principalmente aquelas que afetem o escopo do projeto.
Relatórios
de Status
Durante a fase de
execução do projeto o gerente deve ter a visão exata
de como está andando o projeto para seu próprio controle,
para orientar a equipe e para informar os patrocinadores. A melhor maneira
de obter e distribuir estas informações é ter em
mente um painel de controle, onde a cada momento todas as variáveis
do projeto estão disponíveis: tempo, custo, qualidade, escopo
etc.
Para alimentar este
painel de controle, devem ser gerados relatórios de status que
contêm:
•
Status e Progresso - descreve o que o projeto já
realizou e como está em relação aos prazos e orçamentos
combinados. Valor Agregado é um exemplo de como isso pode ser
reportado.