Resumo Durante a fase de execução, o gerente do projeto deve atuar como um líder que orienta, baseado nos planos gerados, a construção dos produtos finais do projeto. Os produtos gerados até este momento são considerados “meio” os gerados nesta fase são os produtos considerados “fim” do projeto. É durante a fase de execução que a maior quantidade de recursos costuma ser utilizada no projeto. Nesta fase o gerente de projetos deve estar atento a desvios que possam vir a ocorrer principalmente no que diz respeito a cronograma, custo e escopo do projeto. Durante a fase de execução do projeto, muitas vezes é quando se reúne a maior equipe envolvida, é natural que surjam conflitos entre os membros da equipe. Projetos que necessitam de grande número de participantes deve ser subdividido em subprojetos, de forma a garantir-se melhor coordenação dos trabalhos e esforços. A principal ferramenta para acompanhamento de custos de um projeto é a técnica chamada de Análise do Valor Agregado (Earned Value Analysis - EVA). Ela integra dados de escopo, custo, esforço e cronograma. Durante a fase de execução do projeto o gerente do projeto deve desempenhar um papel crucial na disseminação da informação: tanto comunicar para dentro do time quanto para fora sobre o andamento do projeto. Nesta etapa, a coleta de informações da equipe e a divulgação das informações para todos são importantes para manter a equipe motivada, os patrocinadores satisfeitos e a comunidade informada. Um sistema de autorização de trabalho é um conjunto de métodos e procedimentos, estabelecidos entre o gerente do projeto e a equipe para disparar a realização das tarefas do projeto de uma maneira ordenada e sincronizada. Devem constar de um relatório de status do projeto: Status e Progresso, Previsões, Cronograma, Risco, Questões e Decisões. Enquanto o controle da qualidade atua sobre os produtos gerados, a garantia da qualidade atua sobre os processos que geram os produtos. |
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