4 - Controle da qualidade

O controle da qualidade envolve monitorar os resultados específicos do projeto para determinar se eles estão de acordo com os padrões de qualidade relevantes e identificar as formas para eliminar causas de resultados insatisfatórios.

Este controle deve ser realizado durante todo o projeto, não sendo um evento que ocorre em um ponto no tempo, mas sim, uma postura e atividade constante do gerente e da equipe.

Os resultados do projeto incluem tanto os resultados do produto quanto os resultados do gerenciamento do projeto, tais como desempenho do custo e do prazo. A equipe de gerenciamento do projeto deve ter conhecimento prático de controle estatístico da qualidade, especialmente sobre as técnicas de amostragem e probabilidade, para auxiliá-la na avaliação das saídas do controle da qualidade.

Dentre outros assuntos, ela deve saber a diferença entre:

Prevenção
Manter os erros fora dos processos.
e
inspeção
Manter os erros fora das mãos do cliente.
Amostragem por atributo
Os resultados estão de acordo ou não.
e
amostragens variáveis
Os resultados são distribuídos em uma escala contínua que mede o grau de conformidade.
Causas especiais
Eventos não usuais.
e
causas aleatórias
Variações normais do processo.
Tolerâncias
O resultado é aceitável se cai dentro de um intervalo específico de tolerância.
e
limites de controle
O processo está sob controle se o resultado cai dentro dos limites de controle.



Copyright © 2006 AIEC.