Brainstorming - criada por Osborn em 1963, é uma técnica para reuniões de grupo que visa ajudar os participantes a vencer as suas limitações em termos de inovação e criatividade.
Uma sessão de brainstorming pode durar desde alguns minutos, até várias horas, consoante as pessoas e a dificuldade do tema. Em regra, as reuniões não costumam ultrapassar os 30 minutos.
O brainstorming tem quatro regras de ouro: nunca critique uma sugestão; encoraje as idéias bizarras; prefira a quantidade à qualidade; e não respeite a propriedade intelectual. Além de zelar para que todos os participantes (geralmente entre 6 e 12 pessoas) cumpram as regras, o líder da sessão deve manter um ambiente relaxante e propício à geração de novas idéias.

>>Fechar

Mind Manager

Mapas Mentais (também chamado de Mind Maps) é o nome dado para um tipo de diagrama, sistematizado pelo inglês Tony Buzzan, voltado para gestão de informações administrativas, compreensão e solução de problemas, memorização, aprendizado, criação de manuais, livros, palestras e outras situações de gestão do conhecimento e capital intelectual, como grupos de foco, brainstorming e gestão estratégica.

No gerenciamento de projetos um mapa mental pode ser utilizado:

• Como ferramenta de comunicação dos aspectos do projeto;
• Como ferramenta de levantamento (brainstorming) para auxiliar na visualização dos problemas e nas análises de alternativas e;
• Como software para o detalhamento da EAP.

Um dos softwares mais utilizados para a elaboração de mapas mentais é o Mind Manager, da empresa MindJet (http://www.mindjet.com).



Copyright © 2006 AIEC.