Podemos agregar mais colunas, separando, por exemplo, inversões já realizadas das não realizadas, recursos próprios já realizados dos a realizar, de forma a tornar mais clara a distribuição da aplicação dos recursos, como no exemplo a seguir:

Item
Orçamento Total (R$)
Realizado
(R$)
Financiam. (R$)
RP realizado
(R$)
RP a realizar
(R$)

Construção Civil
4.350,00
1.420,00
2.051,00
1.420,00
879,00
Máquinas
8.345,00
3.476,00
3.408,30
3.476,00
1.460,70
Equipamentos Informática
210,00
147,00
0,00
63,00
Veículos
985,00
689,50
0,00
295,50
Móveis e Utensílios
235,00
164,50
0,00
70,50
Eventuais
706,25
494,38
0,00
211,88
Capital de Giro
2.345,00
1.641,50
0,00
703,50
TOTAL
17.176,25
4.896,00
8.596,18
4.896,00
3.684,08

No presente exemplo, já foram investidos R$ 1.420 mil em construção civil, com a utilização de recursos próprios. Poderia ter sido com outro financiamento que não o pretendido; nesse caso, seria dividida a coluna Financiamento e não a de Recursos Próprios.

Considerou-se, também, que itens realizados não seriam financiáveis, assim, o orçamento para obras civis financiáveis seria de R$ 2.930 mil (R$ 4.350 mil da previsão de gastos em obras civis menos R$ 1.420 mil já realizados). O valor do financiamento pretendido seria então reduzido para R$ 2.051 mil (70% de 2.930 mil), com a contrapartida de R$ 879 mil ainda a ser realizada.



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