1 - Insumos e Serviços

Para a produção de qualquer bem, é necessário o consumo de outros bens e serviços que serão transformados no produto final. Tal qual fizemos com o orçamento, podemos dividi-los ou não em grandes itens, tais como:

Matérias-Primas: do latim prim (primeiro), é o nome dado a um material que sirva de entrada para um sistema de produção qualquer. É aquilo que dá origem a tudo que vem a partir dele(a). São os materiais mais consumidos na produção do bem, como por exemplo, aço, em veículos, PVC, na produção de garrafas pet, tomate, na produção de extrato de tomate, trigo, no pão etc. Pode-se tomar como base a seguinte pergunta para definir as matérias-primas: do que é feito o meu produto final? Com base nisso, definem-se a ou as matérias-primas necessárias.

Materiais Secundários: são definidos como materiais essenciais na fabricação dos bens, mas que entram em menor quantidade na produção ou podem até mesmo ser substituídos por outros, ou seja, não são a base do que está sendo produzido, mas entram para fazer com que a transformação seja realizada. Parafusos, água, pregos, solventes, tintas, lixas, fermentos etc., são bons exemplos. Os materiais secundários não ficam necessariamente agregados ao produto final, mas não se pode dispor deles na sua confecção.

Combustíveis e Lubrificantes: embora possam ser considerados materiais secundários, em geral, são consumidos em grandes quantidades, merecendo um destaque pelo montante que representam no gasto geral da atividade.



Copyright © 2010 AIEC..