Resumo

Aprendemos, neste módulo, quais são os principais insumos e serviços geralmente utilizados na produção de bens e que devem ser estimados em função das receitas a serem auferidas.

Vimos que a mão de obra deve ser subdivida em Diretoria, Gerência, Especializada, Semi-especializada e Não-Especializada, de forma a registrar o quanto a empresa vai gastar com seus empregados, incluindo os encargos sociais.

Na questão dos tributos, aprendemos que é essencial a figura de um contador para nos orientar, dada a extrema e complexa variedade de impostos que incidem sobre o processo produtivo e que devemos usar o conhecimento desse profissional para prever a geração de impostos que nossa empresa terá, caso o empreendimento entre em funcionamento.

Não menos importante, fomos lembrados de calcular a depreciação, gasto não monetário (ou seja, que não exige saída de recursos do caixa), mas que pode influenciar positivamente a empresa, por ser utilizado para diminuir o lucro obtido e, assim, o imposto a ser pago. Estimamos também a manutenção e os gastos com seguros.

Finalmente, fizemos um resumo dos principais custos calculados, para se ter uma ideia da totalização dos valores a serem despendidos na obtenção dos nosso produtos.



Copyright © 2010 AIEC..