5 - Fluxo de Caixa

Fluxo de caixa é a demonstração financeira que sintetiza as fontes (entradas) e aplicações (saídas) de caixa de uma empresa em dado período. Consiste no resultado do confronto das entradas e saídas esperadas de recursos de um determinado investimento. É um instrumento que relaciona o conjunto de ingressos e desembolsos financeiros de empresa em determinado período, prognosticando se haverá excedentes ou escassez de caixa.


O fluxo de caixa é o único instrumento de planejamento estratégico capaz de demonstrar se o empreendimento tem potencial para gerar caixa suficiente para pagar suas obrigações, dentre outras, com os empregados, fornecedores, bancos (juros e principal) e, ainda, obter sobras suficientes para remunerar os sócios em valor superior ao custo de oportunidade.

É a projeção em que, a partir de uma situação conhecida no presente, visualiza-se outra, no futuro: ou conservando a situação atual e mantendo-a inalterada no futuro; ou buscando as formas como os diversos interagentes atuarão sobre o empreendimento, alterando o futuro a partir do presente (técnica de planejamento).

Toda empresa tem mais de uma espécie de necessidade financeira, precisa, portanto, ter planejamento diferenciado, a partir das características variáveis de suas necessidades.



Copyright © 2010 AIEC..