1.1 - Dimensão estratégica – a necessidade de planejamento

Assim como o projeto de implantação é imprescindível para a fundação da empresa, o planejamento estratégico onde estará incluído o plano de crescimento é fator vital para a expansão do negócio. Nele deverá estar prevista a estratégia geral de crescimento, contemplando:

a) mão de obra adicional para atender ao aumento da carga de trabalho;
b) sistemas ou procedimentos padronizados para estabelecer a maneira como o trabalho deve ser feito;
c) controles que permitam comparações e avaliações periódicas;
d) fontes que assegurarão o capital de giro necessário à expansão;
e) fontes que assegurarão o financiamento para as construções civis, instalações, máquinas e equipamentos a serem adquiridos.

A definição de aonde a empresa quer e precisa chegar, em um determinado ponto futuro, permite tomar decisões mais adequadas durante seu percurso. O problema é que a maioria dos empresários fica tão assoberbada no dia a dia das atividades, que a empresa acaba avançando sem rumo.



Copyright © 2010 AIEC..