1.2 - Dimensão operacional – a efetivação do planejamento

Se é imprescindível estruturar a empresa e municiá-la de recursos para sua implantação, permanência e crescimento, é não menos importante possuir as habilidades e conhecimentos necessários para fazê-la funcionar e atingir os resultados e metas delineados.

De nada adianta dispor de mão de obra suficiente e com qualidade se não se dispuser de habilidade gerencial para dirigi-la, coordená-la e motivá-la. Da mesma forma, somente a ação gerencial não porá para funcionar as máquinas, por mais avançadas e automatizadas que sejam.

Na dimensão operacional encontra-se também a gestão do capital de giro, apontado por 42% dos pesquisados pelo SEBRAE como a causa mais relevante para o fechamento de empresas. De nada adianta ter o investimento em capital de giro perfeitamente dimensionado no projeto ou no planejamento estratégico, se o planejado não se concretizar na prática: os fornecedores exigirem prazos menores nas compras, os clientes exigirem mais prazo nas vendas, ou, ainda, se, por falha de gestão, os estoques permanecerem acima do previsto.

O montante de investimento em giro é o único elemento que só é posto à prova quando efetivamente as máquinas começam a funcionar e dependem basicamente das habilidades gerenciais e negociais do dirigente



Copyright © 2010 AIEC..