1- O mercado e as possibilidades de expansão

Vimos anteriormente que são cinco os pontos principais a serem cuidadosamente observados para garantir o sucesso de uma empresa. Já estudamos a parte da Administração e o Capital de Giro. Vamos agora iniciar o estudo dos riscos de Mercado que afetam o sucesso do empreendimento.

Para tanto, o empreendedor deve:

• começar pelo começo. Saber o que o produzir, fazer ou comercializar. Esse é o primeiro passo;
• verificar se a demanda é compatível com a quantidade que pretende produzir ou comercializar;
• comparar a demanda com o somatório das produções de cada concorrente. Considerar intenções de expansão;
• de forma sistêmica, posicionar-se em termos competitivos em relação à concorrência.

Você sabe que o mercado é fator fundamental e determinante para o sucesso, crescimento e permanência das empresas, por isso, queremos agora aprofundar a discussão sobre a forma como se dá essa influência, em termos de impacto no fluxo de caixa das empresas.

Cada setor ou segmento possui uma capacidade intrínseca de gerar maior ou menor rentabilidade. Além da definição dessa rentabilidade intrínseca, cabe discutir por que esse resultado é apropriado a partir do confronto de forças entre os diversos participantes.



Copyright © 2010 AIEC..