As ações e estratégias desses cinco principais participantes afetam diretamente o fluxo de caixa das empresas, pois:

a) os clientes, dependendo pressão que puderem exercer sobre a empresa, podem forçá-la a reduzir preços ou flexibilizar condições;

b) os fornecedores, dependendo da relevância que tiverem, podem fazer subir os custos da empresa ou obter outras vantagens negociais. Aqui estamos falando dos fornecedores tanto de matéria-prima como de mão de obra.

c) o poder dos concorrentes também pode fazer reduzir preços de venda ou onerar a empresas pelo oferecimento de outras condições. Até mesmo a concorrência ainda não existente pode representar ameaça. As empresas existentes podem, por exemplo, elevar aleatoriamente seus preços de vendas como forma de melhorarem sua rentabilidade. Após certo limite, essa ação propiciará a entrada de novos concorrentes, já que o “bom” mercado não oferece essa característica apenas para as empresas já existentes. Da mesma forma, elevação de preços como forma de buscar melhoria de rentabilidade favorece a elevação de consumo de produtos substitutos.



Copyright © 2010 AIEC..