2 - Atualizações do processo produtivo

Como as empresas inserem-se em ambiente instável, a cada momento surgem novos processos produtivos, novos conhecimentos e novas máquinas e equipamentos.

Manter a empresa atualizada em termos de máquinas, equipamentos, conhecimentos e processos não depende de escolha do dirigente ou proprietário: é imperativo de mercado. Se não o fizer, um concorrente certamente o fará e poderá assumir posição estratégica mais favorável, oferecendo produtos mais baratos (decorrente do ganho de processos e produtividade) ou de melhor qualidade.

Assim, a empresa eficiente não é aquela que apenas não gera prejuízo ou não gera déficits contumazes em seu fluxo de caixa.


A empresa verdadeiramente eficiente deve ser capaz de gerar resultados compatíveis com os anseios dos seus intervenientes (proprietários, funcionários, clientes, fornecedores e sociedade). Mas não apenas isso. Deve, também, assegurar recursos que propiciem crescimento e atualização em velocidade compatível com as exigências de mercado, mantendo-se atenta às inovações, à incorporação de novos conhecimentos e ao aperfeiçoamento contínuo de seus processos de trabalho.

A continuada incapacidade de gerar recursos compatíveis com a necessidade de crescimento é sinal que merece atenção redobrada. Se for circunstância restrita a uma empresa, esta pode estar fadada a sumir e ter seu espaço ocupado por concorrentes. Se for característica de todo um setor ou segmento, este pode vir a sofrer concorrência de produtos importados ou até sofrer tentativas de fusão ou aquisição por parte de concorrentes externos.



Copyright © 2010 AIEC..