Crescer nem sempre é fácil

Vimos como é grande o desafio das micro e pequenas empresas para se estabelecer e crescer. Para as médias e grandes empresas, o desafio não é menor.

Pesquisa realizada, em 2005, pela McKinsey & Company Inc. compreendendo 102 empresas norte-americanas mostrou que apenas cerca de um terço dessas empresas pesquisadas conseguiu, no período entre 1994 a 2003, fazer crescer seu faturamento em percentual acima do produto interno bruto curto daquele país, embora tenha melhorado sua rentabilidade sobre o patrimônio líquido, no mesmo período.

Das empresas que atingiram essa performance, 90% pertenciam a quatro setores:

• serviços financeiros,
• serviços de saúde,
• tecnologia de ponta e
• comércio varejista.

O estudo mostrou também que as empresas que tiveram crescimento apenas suficiente para acompanharem a evolução geral da economia foram cinco vezes mais suscetíveis de serem adquiridas por outras ou simplesmente saírem do mercado do que aquelas cujo crescimento foi mais acentuado.



Copyright © 2010 AIEC..