4 - Estratégias de crescimento

Existem quatro estratégias básicas de crescimento:

1. Crescimento dentro do mesmo segmento: captar mais cliente dentro do segmento de mercado em que a empresa já atua, ou seja, vender mais para clientes já existentes, o que proporciona relação custo-efetividade mais positiva do que tentar captar novos clientes.
2. Crescimento dentro do mesmo mercado: levar a empresa além da base de clientes atuais a partir de um movimento de verticalização ou horizontalização. Com estratégia de verticalização, a empresa pode passar a atuar onde seus fornecedores atuam e tornar-se, por exemplo, seu próprio fornecedor. Pode também passar a distribuir seus próprios produtos.
3. Crescimento em outro mercado: envolve o investimento em produtos fora de sua especialidade original. Normalmente é utilizada quando todas as demais estratégias de crescimento já foram utilizadas.
4. Crescimento global: forma de ir além de um mercado já saturado.

Em termos de diferenciação de estratégias, percebe-se que, havendo espaço, o crescimento dentro do mesmo segmento é uma opção segura e vantajosa, pois propicia ganhos de escala em termos financeiros e maior efetividade da empresa em termos mercadológicos.



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