4
- Estratégias de crescimento
Existem quatro
estratégias básicas de crescimento:
1. Crescimento
dentro do mesmo segmento: captar mais cliente dentro do segmento de
mercado em que a empresa já atua, ou seja, vender mais para clientes
já existentes, o que proporciona relação custo-efetividade
mais positiva do que tentar captar novos clientes.
2. Crescimento dentro do mesmo mercado: levar a empresa além
da base de clientes atuais a partir de um movimento de verticalização
ou horizontalização. Com estratégia de verticalização,
a empresa pode passar a atuar onde seus fornecedores atuam e tornar-se,
por exemplo, seu próprio fornecedor. Pode também passar
a distribuir seus próprios produtos.
3. Crescimento em outro mercado: envolve o investimento em produtos
fora de sua especialidade original. Normalmente é utilizada quando
todas as demais estratégias de crescimento já foram utilizadas.
4. Crescimento global: forma de ir além de um mercado já
saturado.
Em termos
de diferenciação de estratégias, percebe-se que,
havendo espaço, o crescimento dentro do mesmo segmento é
uma opção segura e vantajosa, pois propicia ganhos de escala
em termos financeiros e maior efetividade da empresa em termos mercadológicos.
|