Unidade 3 Módulo 1
Tela 1
Módulo 01 - Histórico do Marketing

1 - Processo de produção/operações

O processo de produção é um item importante a ser considerado no projeto de financiamento. No caso das empresas prestadoras de serviço, é fundamental identificar:

  • quais são os serviços da empresa,
  • porque ela é capaz de fornecê-los,
  • como eles são fornecidos,
  • quem fará o trabalho,
  • onde o serviço será realizado.

Além disso, devem estar disponíveis no projeto toda a sequência de ações necessárias para realizar a prestação do serviço, tais como:

  • localização,
  • equipamentos,
  • mão de obra,
  • sazonalidade da produção,
  • etapas do processo,
  • tempo de processamento de cada etapa para identificar o gargalo do processo,
  • fluxograma do processo de produção/operações etc.

É importante, também, elaborar e atrelar ao projeto o fluxograma do processo produtivo, mostrando a sequência de ações para realizar a prestação do serviço.

Mais adiante disponibilizamos um questionário para orientá-lo na coleta desses dados. Os dados coletados devem ser organizados de modo a constituírem informações úteis.

Nem todas as questões do questionário se enquadram dentro da realidade da empresa para a qual você está elaborando o projeto de financiamento. Isto se deve ao fato de as questões terem sido elaboradas de forma abrangente, a fim de subsidiar, da melhor forma possível, as diversas modalidades de prestação de serviços.



Tela 2
Módulo 01 - Histórico do Marketing

2 - Questionário para coleta de dados

As questões seguintes têm o objetivo de orientar a entrevista para obtenção de dados junto a empresas prestadoras de serviço.

  1. Qual o principal serviço prestado pela empresa?
  2. A empresa presta serviços diretamente no local em que está o cliente ou o cliente vai até o local da empresa para que o serviço seja realizado?
  3. Quais são os produtos, equipamentos, aparelhos e pessoal necessários para a realização dos serviços prestados pela empresa?
  4. Quantas horas de trabalho em média são necessárias para a prestação do serviço principal e mais requisitado?
  5. Onde a empresa está localizada? A empresa aluga ou é proprietária do local onde presta o serviço?
  6. As características físicas do local da empresa e das instalações, em termos de tamanho e estrutura, são suficientes para a prestação dos serviços?
  7. Quais são as características da vizinhança e cercanias (área em torno da empresa)? Que outros negócios existem nas proximidades?
  8. Quem são os fornecedores dos principais materiais necessários à prestação dos serviços? A empresa possui algum fornecedor alternativo caso os materiais ou fornecedores tradicionais se tornem indisponíveis?
  9. Se a empresa presta mais de um serviço, como a execução de um afeta os outros?
  10. A capacidade de prestação de serviços enfrenta picos de demanda ou níveis baixos de demanda? O efeito da sazonalidade da demanda tem impacto sobre a prestação de serviços da empresa? A empresa possui alguma estratégia para lidar com essa situação?
  11. Quais são os principais custos fixos e variáveis envolvidas nas etapas da prestação do serviço de maior demanda?
  12. Qual é o ponto de equilíbrio da empresa em termos de número de atendimento aos clientes (quantos serviços devem ser realizados em média para cobrir os custos fixos e variáveis básicos)?
  13. Quais são as etapas necessárias para a prestação do principal serviço da empresa pesquisada? Qual o tempo de execução de cada etapa da prestação de serviços?
  14. Elabore o fluxograma da sequência das etapas envolvidas na prestação de serviços típica da empresa, desde o contato com o cliente até a entrega do serviço realizado.


Unidade 3 Módulo 2
Tela 3
Módulo 01 - Histórico do Marketing

1 - Processo de produção

O processo de fabricação é um item importante a ser considerado no projeto de financiamento. No caso das empresas do tipo fabril (manufatureiras), é fundamental identificar:

  • quais são os produtos da empresa,
  • porque ela é capaz de fabricá-los,
  • como eles são produzidos,
  • quem fará parte do processo de produção,
  • onde é feita a produção.

Além disso, devem estar disponíveis no projeto toda a sequência de ações necessárias para a fabricação do produto, tais como:

  • localização,
  • equipamentos,
  • mão de obra,
  • sazonalidade da produção,
  • estoque ou não de matéria-primas e produtos acabados,
  • etapas do processo,
  • tempo de processamento de cada etapa para identificar o gargalo do processo,
  • fluxograma do processo de produção etc.

É importante, também, elaborar e atrelar ao projeto o fluxograma do processo produtivo, mostrando a sequência das etapas necessárias para a confecção do produto.

Mais adiante disponibilizamos um questionário para orientá-lo na coleta desses dados. Os dados coletados devem ser organizados em um relatório de modo a constituírem informações úteis.

Nem todas as questões do questionário se enquadram dentro da realidade da empresa para a qual você está elaborando o projeto de financiamento. Isto se deve ao fato de as questões terem sido elaboradas de forma abrangente, a fim de subsidiar, da melhor forma possível, as diversas modalidades de fabricação de produtos.



Tela 4
Módulo 01 - Histórico do Marketing

2 - Questionário para coleta de dados

As questões seguintes têm o objetivo de orientar a entrevista para obtenção de dados junto a empresas prestadoras de serviço.

  1. Quais são os principais serviços de apoio (manutenção, logística, armazenamento, etc.) necessários relacionados aos produtos fabricados pela empresa?
  2. Quantas horas de trabalho em média são necessárias na fabricação do lote (ou da unidade) do produto de maior rotatividade?
  3. Quais os principais equipamentos necessários para o processo produtivo da empresa? Os equipamentos utilizados na produção são alugados ou próprios?
  4. Onde se localiza a fábrica principal da empresa? A empresa aluga ou é proprietária do prédio onde se localiza?
  5. Quais são as vantagens e desvantagens da localização atual da empresa, em termos de: proximidade do consumidor, proximidade de fornecedores, deslocamento de funcionários, acesso ao transporte, energia, água, infraestrutura e outros recursos, incentivos fiscais para funcionamento da empresa neste local.
  6. Quais são as características da vizinhança e cercanias (área em torno da fábrica)? Que outros tipos de negócios existem nas proximidades?
  7. Quem são os fornecedores dos principais materiais necessários à produção? A empresa possui algum fornecedor alternativo caso os materiais ou fornecedores tradicionais se tornem indisponíveis?
  8. O efeito da sazonalidade da demanda tem impacto sobre a produção e o armazenamento de produtos acabados? A empresa possui alguma estratégia para lidar com essa situação?
  9. Qual é a capacidade máxima de produção da empresa? Há previsão de expansão do nível de produção?
  10. Quais são os custos fixos e variáveis principais envolvidos nas etapas de produção? Há a separação do custo de produção de cada unidade por tipo de material e trabalho envolvido?
  11. Quantos funcionários trabalham em média na linha de produção?
  12. Quais são as principais necessidades de treinamento dos funcionários da fábrica?
  13. Qual é o ponto de equilíbrio da empresa da produção em unidades (número de unidades que devem ser produzidas para cobrir os custos fixos e variáveis básicos)?
  14. Qual é o nível de estoque mínimo necessário para absorver variações aleatórias de demanda?
  15. Elabore o fluxograma do processo produtivo.


Unidade 3 Módulo 3
Tela 5
Módulo 01 - Histórico do Marketing

1 - Análise financeira

Neste módulo, coletaremos informações para suprir o projeto de financiamento com a descrição da política financeira e a posição econômico-financeira da empresa.

Mais adiante disponibilizamos um questionário para orientá-lo na coleta desses dados. Os dados coletados devem ser organizados de modo a constituírem informações úteis.

Nem todas as questões do questionário se enquadram dentro da realidade da empresa para a qual você está elaborando o projeto de financiamento. Isto se deve ao fato de as questões terem sido elaboradas de forma abrangente, a fim de subsidiar, da melhor forma possível, as diversas modalidades de fabricação de produtos.



Tela 6
Módulo 01 - Histórico do Marketing

2 - Questionário para coleta de dados

As questões seguintes têm o objetivo de orientar a entrevista para obtenção de dados junto a empresas prestadoras de serviço.

  1. A contabilidade é feita na própria empresa, ou a empresa contrata os serviços de uma empresa especializada em serviços contábeis?
  2. Com relação ao regime fiscal, a empresa opera:
    a)
    Sistema do Simples;
    b) Sistema do Lucro Presumido;
    c) S
    istema do Lucro Real.
  3. A empresa tem condições de fornecer os três últimos balanços?
  4. A empresa possui certidões negativas da Receita Federal, do ICMS, do INSS e do FGTS?
  5. Qual a data de pagamento da folha de salários?
  6. A empresa possui conta corrente bancária? Em quais bancos?
  7. A empresa possui limites de crédito? Em quais instituições financeiras? Quais são as linhas de crédito atualmente em vigor junto aos bancos?
  8. Quantos funcionários trabalham no departamento financeiro? Qual é o tempo médio de permanência dos funcionários no departamento?
  9. No departamento financeiro, como são distribuídas as funções (quem é o responsável pela elaboração do fluxo de caixa; pela elaboração do orçamento de caixa; pelo planejamento financeiro; pela elaboração dos projetos de investimento; pelos pagamentos; pelos recebimentos; pelo controle de numerários; pelo contato com os bancos; pelas cobranças judiciais etc.)
  10. A empresa opera com algum tipo de projeção financeira?
  11. A empresa utiliza os serviços de empresas de cobrança?
  12. Com relação ao mercado externo, qual a experiência da empresa em termos de: vendas; captação de recursos etc.?
  13. A empresa possui sistemas de controles de custos? Como são feitos? Quais são os custos/despesas operacionais mais significativos na empresa?