:Atitudes são predisposições pessoais a responder de maneira positiva ou negativa ao ambiente. CHIAVENATO Idalberto. (2000) Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 6ª ed. :Autoconsciência é a capacidade de nos distanciarmos de nós mesmos e analisarmos nosso pensamento, nossos motivos, nossa história, nossos roteiros, nossas ações e nossos hábitos e tendências. Ela nos possibilita tornar-nos conscientes da história social e psíquica dos programas que nos foram incutidos e ampliar o espaço entre o estímulo e a resposta. COVEY, Stephen R (1994). Como Definir Prioridades num mundo sem Tempo. Rio de Janeiro: Campus. :Auto-estima Avaliação pessoal que um indivíduo faz de si mesmo, o senso de seu próprio valor ou competência. Uma auto-estima excessivamente baixa é considerada como indicador de um provável distúrbio psicológico e, em especial é uma característica da depressão. Dicionário de Psicologia. STRATTON, Peter et HAYES, Nicky ( 1994). São Paulo: Pioneira. :Auto-imagem É a imagem interna que um indivíduo tem de si mesmo: um tipo de descrição interna que é construída através da interação com o meio ambiente e do feedback fornecido por outras pessoas. Dicionário de Psicologia. STRATTON, Peter et HAYES, Nicky ( 1994). São Paulo: Pioneira. :Auto-realização é a realização do homem enquanto pessoa com toda a dimensão possível de seu potencial. BENI, Mário Carlos. (1998) Análise Estrutural do Turismo. São Paulo: Ed. SENAC, 2ªed., p.220 Cecília W. Bergamini em seu livro PSICOLOGIA Aplicada à Administração de Empresas, :Comportamento conduta, maneira de proceder e de agir ou reagir ao ambiente externo. CHIAVENATO Idalberto. (2000) Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Campus, 6ª ed. :Conhecimento é o recurso mais importante da era da informação. Constitui um ativo intangível. Representa a familiaridade ou compreensão de ganhos através do estudo e da experiência. CHIAVENATO Idalberto. (2000) Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Campus, 6ª ed. :Consciente A parte a da mente que está prontamente disponível para o conhecimento. Dicionário de Psicologia. STRATTON, Peter et HAYES, Nicky ( 1994). São Paulo: Pioneira. :Decisão escolha ou opção entre várias alternativas de cursos futuros de ação. CHIAVENATO Idalberto. (2000) Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Campus, 6ª ed. :Eficácia é uma medida ao alcance de resultados, ou seja a capacidade de atingir os objetivos e alcançar resultados. Em termos globais, significa a capacidade de uma organização satisfazer necessidades do ambiente ou mercado. Relaciona-se com os fins almejados. :Empowerment constitui-se na habilidade que permite que outros assumam as responsabilidades, os riscos e as recompensas associadas à tomada das próprias decisões de departamento, que se concentram em temas específicos de suas áreas. O empowerment não significa o fim da hierarquia de poder, mas sim uma redução de suas dimensões e uma revisão de suas funções. MILLS, Daniel Quinm. (1996) Empowerment: um imperativo. Rio de Janeiro: Campus. :Estimulo é toda influência ambientalque incita à ação ou a alguma forma de comportamento. CHIAVENATO Idalberto. (2000) Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Campus, 6ª ed. :Estimulo-resposta ESTÍMULO: qualquer evento ao qual um organismo, humano, animal ou planta, responde...refere-se a qualquer coisa que é detectada pelo equipamento sensório do organismo. Estimulo-resposta. Dicionário de Psicologia. STRATTON, Peter et HAYES, Nicky ( 1994). São Paulo: Pioneira. :Globalização é a extensão de uma organização para ambientes gradativamente mais amplos. CHIAVENATO Idalberto. (2000) Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Campus, 6ª ed. :Inconciente Uma falta de percepção consciente. Psicanálise: atividade mental que não está disponível na consciência... Dicionário de Psicologia. STRATTON, Peter et HAYES, Nicky ( 1994). São Paulo: Pioneira. :Metas são alvos a atingir a curto prazo. CHIAVENATO Idalberto. (2000) Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Campus, 6ª ed. :Motivação refere-se às forças dentro de cada pessoa que conduzem a um determinado comportamento. CHIAVENATO Idalberto. (2000) Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Campus, 6ª ed. :Necessidade Um estado de carência fisiológica. Dicionário de Psicologia. STRATTON, Peter et HAYES, Nicky ( 1994). São Paulo: Pioneira. :Neurônio Uma célula que no sistema nervoso recebe ou transmite informação. A informação toma a forma de impulsos elétricos, que são transmitidos de uma célula para outra por meio da transmissão sináptica. Dicionário de Psicologia. STRATTON, Peter et HAYES, Nicky ( 1994). São Paulo: Pioneira. :Paradigma são regras que dirigem o comportamento das pessoas. Os paradigmas são úteis e funcionam como verdadeiros filtros que focalizam as informações mais importantes e que selecionam o que as pessoas deverão receber a respeito do mundo que as rodeia. Estas inconscientemente e sem perceber, são levadas por seus paradigmas. CHIAVENATO Idalberto. (1996) Os Novos Paradigmas. São Paulo: Atlas. :Percepção É o processo pelo qual o indivíduo seleciona, organiza e interpreta a informação para criar quadros do mundo: é uma apreensão da realidade através dos sentidos. A percepção envolve um estímulo receptor do entorno físico e social através dos vários sentidos e, com base na experiência já vivida, junta-se às necessidades presentes. Mesclam-se as experiências trazidas à memória com as do presente, ocorridas através da percepção em um contínuo fluxo de idéias. :Prof. Leone Neurologista de Nova York. :Punição A aplicação de algum tipo de penalidade ou evento desagradável com a finalidade de eliminar um tipo de comportamento não desejado. Dicionário de Psicologia. STRATTON, Peter et HAYES, Nicky ( 1994). São Paulo: Pioneira. :Raciocínio operação do pensamento que partindo de uma ou várias proposições admitidas (premissas), resulta no estabelecimento da verdade, da falsidade ou da probabilidade de sua conclusão. O raciocínio é semelhante à inferência mas é geralmente mais desenvolvido. ROUSSEL, André (1996). Campinas, SP: Papirus, 2ª ed. :Reforço é a administração de consequências positivas que tendem a aumentar a vontade de repetir o comportamento em situações similares. CHIAVENATO Idalberto. (2000) Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Campus, 6ª ed. :Valor crenças, idéias, conhecimento, técnicas e objetos em torno dos quais se integram as opniões e atitudes das pessoas e grupos. FERREIRA, Luiz P. (1977). Dicionário de Siociologia. São Paulo: José Bushatsky, Editor. :Equipe entende-se por equipe, um grupo de pessoas com alto grau de interdependência que vise atingir uma certa meta ou executar uma tarefa. Pode-se dizer que uma equipe, permanente ou temporária, tem sempre um propósito definido e estabelece a sua forma de atuação. :Contribuidor compartilha livremente as informações e opiniões relevantes com os demais; ajuda a equipe a utilizar bem o tempo e os recursos disponíveis; cumpre suas atribuições e responsabilidades como membro da equipe; estimula a equipe para atingir alto padrão de resultados; mantém claras as prioridades; atua no treinamento de outros membros da equipe. :Colaborador auxilia no estabelecimento de metas a longo prazo e no esclarecimento dos objetivos das tarefas; é flexível e aberto a novas idéias e dados; ajuda no entendimento de como a equipe se encaixa no contexto da organização; engaja-se para auxiliar outros membros; não compartilha comentários negativos com elementos de fora da equipe; é atento na revisão de planos e metas. :Comunicador engaja-se na solução de problemas e conflitos entre os membros; ouve atentamente todos os pontos de vista, sem julgamento; sintetiza periodicamente a situação de uma discussão e propõe consenso; reconhece e elogia outros participantes pelos seus esforços; fornece "feedback" descritivo, específico e útil; aceita "feedback" de outros membros sem se tornar defensivo. :Desafiador suscita perguntas sobre as metas da equipe; manifesta-se quando seus pontos de vista são contrários aos da maioria; desafia a equipe a assumir riscos; incentiva a geração de padrões éticos; reporta com clareza o progresso da equipe e seus problemas; sempre pergunta por que? e como? :Dr. Deming W. Edwards Deming nasceu em 1900, em Iowa, USA Começou a ensinar Controle Estatístico de Processo para os líderes de empresas e garantiu que, se eles seguissem sua orientação, seriam líderes mundiais . É considerado um dos fundadores de "terceira onda da revolução industrial O prêmio Deming foi criado para incentivar as industrias japonesas que se destacassem pela qualidade. :Dr. Juram Joseph Juram nasceu na Romênia em a904 e foi para os Estados Unidos em 1912. Foi um dos arquitetos da revolução em qualidade que aconteceu no Japão na década de 50. Fundou, em 1979, o Instituto Juram que conduz seminários publica trabalhos sobre qualidade. :"brainstorming". Essa técnica foi desenvolvida pelos antigos gregos e trazida para o ambiente empresarial moderno pelo publicitário norte-americano Alex Osborn. É uma técnica utilizada para gerar um grande número de idéias. Pode ser usada para seleção de problemas, na identificação de causas, no desenvolvimento das soluções, ou em outra situação a critério do grupo. Um facilitador cuida do funcionamento da reunião sem se envolver no conteúdo que é tratado. Um registrador é responsável para anotar todas as idéias em folhas de papel colocadas em um suporte visível por todos. :Dr. Ishikawa Kaoru Ishikawa nasceu no Japão em 1915. Foi membro da JUSE - União Japonesa de Cientistas e Engenheiros - trabalhando para promover a qualidade no seu país. Morreu em 1989 como uma das figuras mais importantes no Controle de Qualidade. Implantou conceitos de Qualidade Total na industria japonesa e um conjunto de ferramentas de trabalho que possibilitou melhorias dos Círculos de Qualidade. :Diagrama de Causa e Efeito Ferramenta que serve para analisar as características de um processo e identificar prováveis problemas.