Importante para o início da utilização
Para utilizarmos o ponteiro em nossos algoritmos devemos conhecer o seu comando, ou forma de representar em um pseudocódigo.
Os símbolos abaixo são utilizados nessa representação de utilização dos ponteiros.
Quando declaramos int i=240, estamos declarando para a memória reservar um espaço para valores do tipo inteiro. Simultaneamente é atribuído o valor 240 à variável i, o que significa que no endereço de memória associado à variável i é armazenado o valor 240.
Como dito anteriormente, o uso de ponteiros pode ser justificado quando é necessária a utilização da variável em outros momentos dos algoritmos. Neste caso, poderiam existir vários apontadores ou ponteiros espalhados pelo programa, apontando para essa variável, que deteria o conteúdo desejado (a informação). Toda e qualquer modificação no dado seria feita no conteúdo da variável a que todos os apontadores fariam a referência, ou seja, diferentes partes do programa sempre estariam acessando um valor de dado atualizado.
Ponteiros ou apontadores são variáveis que armazenam um endereço de memória (isto é, o endereço de outras variáveis). Eles fornecem um mecanismo para acessar diretamente e objetos e código de modificação na memória. Os ponteiros são utilizados em muitas linguagens de programação, cada ponteiro tem um tipo, podendo ser um tipo para cada tipo de linguagem ou um tipo definido pelo programador. Dessa forma, podemos ter ponteiros para inteiros, ponteiros para real, ponteiros para manipular cadeias de caracteres, para passar parâmetros para funções, manipulação matrizes de dados e criação de listas ligadas e outras estruturas de dados complexas.